28 hábitos sustentáveis que podemos fazer em casa
Publicado em 06 de março de 2018
Segundo um levantamento feito em 2010 pela Cetelem, apenas 4% dos brasileiros possuem hábitos sustentáveis. Pouco, não é mesmo? É preciso que esses dados melhorem muito para que possamos ajudar o meio ambiente.
Pensando nisso, que tal propor uma mudança no seu lar e mudar seus hábitos para ajudar o planeta de forma sustentável? Veja 28 dicas de hábitos sustentáveis para fazer em casa:
1 – Evite o desperdício de comida!
Você sabia que 40 mil toneladas de alimentos vão para o lixo diariamente? Uma boa tática para não desperdiçar, é não exagerar nas compras. Compre apenas aquilo que você irá consumir.
2 – Faça uma lista apenas com aquilo que você necessita comprar
Uma boa tática para conseguir focar no que você precisa e não exagerar nas compras, é fazer uma lista. Ela será uma ótima aliada na hora do mercado.
3 – Crie o hábito de separar o seu lixo
Nós sabemos que mudar a rotina é algo complicado, porém é necessário fazer a separação do seu lixo para que ele possa ser reciclado.
4 – Troque todas as lâmpadas da sua casa
Lâmpadas incandescentes gastam muita energia, porém as de LED e as fluorescentes, apesar de serem um pouquinho mais caras, são muito mais econômicas e, além disso, duram por muito mais tempo.
5 – Coloque uma válvula reguladora no seu banheiro
Já imaginou o quanto de água é desperdiçada na descarga? Com a instalação dessa válvula, você pode escolher o quanto de água será despejada!
6 – Use sua panela de pressão
Apesar desse tipo de panela ser o pesadelo de muitas pessoas, ela é uma grande aliada na economia de gás. Já que a temperatura de cozimento dela é muito maior do que a de outras panelas, consequentemente, o tempo de uso é bem menor e o gasto de gás também.
7 – Não jogue óleo de cozinha no encanamento
Cada litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água. Ou seja, em hipótese alguma descarte o óleo de cozinha no seu ralo. Descubra aonde esse óleo é recolhido na sua cidade e faça o descarte correto.
8 – Tire os eletrodomésticos da tomada quando não estiver usando
Não está assistindo televisão? Tire da tomada! Você pode fazer o mesmo em qualquer outro tipo de eletrônico e eletrodoméstico que não necessite de energia elétrica todo o tempo.
9 – Deixe o carro de lado e pegue carona (ou use uma bicicleta)
Além de economizar na gasolina, ao pegar carona você ajuda a diminuir a emissão de gases poluentes. Caso você não queira se arriscar em uma carona, já pensou em dar uma volta de bicicleta?
10 – Deixe sua geladeira e freezer longe do fogão
Quando estão próximos, um precisa gastar muito mais energia para compensar o ganho de temperatura do outro! Assim, você economiza e gasta menos energia elétrica.
11 – Faça impressão dos dois lados da folha
Precisa imprimir algum documento? Que tal utilizar os dois lados do papel sulfite? Assim, você economiza tinta e a quantidade de papel.
12 – Fique sem consumir carne por um dia
Você sabia que a produção da carne possui uma alta emissão de gás? Existe uma campanha chamada “Segunda Sem Carne”, que propõe que as pessoas fiquem sem comer carne na segunda-feira. Que tal aderi-la de vez em quando?
13 – Utilize papel reciclado
Além de poupar as árvores, a produção de papel reciclado consome até 90% menos energia.
14 – Utilize a sua máquina de lavar roupa apenas quando ela estiver cheia
Separe alguns dias específicos da semana para lavar roupa. Assim, quando você for utilizar a máquina, evitará o desperdício de água e economizará energia.
15 – Lavou roupa? Que tal reutilizar a água?
A água da máquina de lavar roupas estará apenas com a sujeira do que você colocou lá. Ou seja, dá para reutilizá-la para limpar o quintal!
16 – Descarte cada tipo de lixo corretamente
Precisa descartar remédios, pilhas ou até mesmo lixo hospitalar? Procure locais apropriados para se desfazer desse tipo de lixo e evitar que o solo seja contaminado.
17 – Reutilize garrafas plásticas
Suas garrafas plásticas podem ser reutilizadas! Caso não queira descartá-las, que tal tentar algumas dessas dicas?
18 – Abra menos a sua geladeira
Vai cozinhar? Retire tudo o que precisa da geladeira de uma vez só. O dia está quente? Coloque água gelada e cubos de gelo em uma garrafa térmica. Assim, você terá água fresca todo o dia sem precisar gastar energia.
19 – Fique atenta na hora de comprar um eletrodoméstico
Tente escolher sempre os produtos que economizam mais energia e que, consequentemente, são mais eficientes. Uma dica é ficar de olho nos selos que indicam a eficiência energética do eletrodoméstico.
20 – Faça compostagem
Se você tem uma horta, então a compostagem será uma ótima aliada para a saúde de suas plantas. Além disso, ela ajudará a diminuir o lixo orgânico produzido no seu lar.
21 – Use baterias e pilhas recarregáveis
Pilhas e baterias são produtos de difícil descarte, então, que tal mudar as suas por recarregáveis? Assim, você ajuda a diminuir a produção e também o descarte errado desses tipos de produto.
22 – Evite utilizar ar-condicionado, prefira o ventilador
Quando o dia não estiver tão quente, troque seu ar-condicionado pelo bom e velho ventilador. Ele produz a mesma sensação de refrescância e gasta 90% menos energia!
23 – Compre alimentos orgânicos
Além de serem livres de agrotóxicos e qualquer tipo de produto químico, os alimentos orgânicos são produzidos respeitando o meio ambiente.
24 – Plante árvores!
Muitos levam a sério essa frase popular de que o homem só será completo quando “plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro”. Se tem uma coisa que temos que concordar é: plantar uma árvore é muito mais fácil do que as outras metas. Além disso, isso também ajudará o meio ambiente.
25 – Tome banho no chuveiro
Ter uma banheira é uma delícia, mas ela consome quatro vezes mais água do que quando utilizamos o chuveiro. Entretanto, fique atento para evitar longos banhos de ducha!
26 – Deixe a secadora de lado
Lavou sua roupa? Tire ela da máquina e coloque para secar naturalmente. Dessa forma, elas ficarão bem menos amassadas e você economizará energia elétrica!
27 – Evite alimentos congelados
Além de ser mais caro, esse tipo de alimento consome muito mais energia para ser produzido. Afinal, nada melhor do que uma comida fresquinha, não é mesmo?
28 – Incentive o pequeno comerciante
Quando você consome do comércio local e do pequeno produtor, incentiva o crescimento do seu bairro e também ajuda na diminuição da emissão de gás carbônico, visto que não será preciso realizar o transporte dos produtos, assim, é possível diminuir a emissão.
Como você pode ver, com pequenas mudanças é possível fazer toda a diferença e, além disso, economizar! Agora, é só implementar essas dicas na sua rotina.