É tendência: plástico nas passarelas (e dentro do guarda-roupa!)

A moda sempre nos pega de surpresa, reinventando-se e lançando tendências que, à primeira vista, parecem algo que jamais funcionaria no dia a dia, somente nas passarelas e editoriais de revistas.

Leia também: Como realizar um casamento eco-friendly!

Uma dessas tendências é o plástico! Isso mesmo! O material, desde o ano passado, vem se destacando entre grifes, celebridades e digital influencers, e pouco a pouco abre espaço dentro do nosso guarda-roupa. É cada vez mais o mundo se adaptando para criar uma moda sustentável.

Se você ainda tem dúvidas se deve ou não aderir à tendência, agora te falamos 8 motivos para começar usar itens de plástico nos looks do seu dia a dia:

  1. Durabilidade: por não se deteriorar facilmente, os acessórios duram mais do que outros materiais, além de serem resistentes a quedas, água, etc;
  2. É mais uma maneira de praticar a reciclagem, pois o material pode ir facilmente para as fábricas das grifes, e por fim as passarelas e lojas;
  3. A moda está tão forte que outros materiais também estão entrando em foco. O surfista Kelly Slater lançou uma coleção de roupas onde o tecido é feito a partir de redes de pesca abandonadas no oceano. O cantor Pharrel apostou nessa e lançará uma linha de roupas ecologicamente corretas (o plástico é um dos materiais utilizados). Incrível, né?
  4. São ótimas alternativas para quem é vegano/vegetariano e não quer usar acessórios/roupas de couro;
  5. Você estará atualizado (a) nas tendências;
  6. É uma forma de ajudar o meio ambiente, tendo em vista de que a demanda de materiais no mundo da moda é grande e muda rapidamente, cada vez mais é importante apoiar causas e enfatizar que materiais recicláveis podem ser fashion também;
  7. Ajudam a criar oportunidades de trabalho;
  8. Garrafas PET também são recicladas, fazendo um tecido macio e de boa qualidade.

Quem faz, quem usa?

A pioneira em criar modelos sustentáveis é a Osklen, marca brasileira – para o nosso orgulho. Desde 1998 ela vem criando roupas a partir de garrafas PET. Em 2017, a marca reciclou mais de 270 mil garrafas plásticas. Isso contribui, também, na economia de água e de emissão do gás carbônico (CO2).

 

Grifes como Chanel, Valentino e Balenciaga apostaram no material para criar uma moda mais sustentável. Itens como casacos, luvas, chapéus, botas, estão entre as criações das marcas.

E pensa que é só o plástico que pode ser reciclado? A marca de malas de viagem Hamilton Perkins confirma que não! Muita criatividade em jogo ao criar bolsas 100% recicláveis – parte em garrafas de plásticos e outra parte ( o forro) com vinil utilizado anteriormente em outdoors.

Emma Watson, conhecida por seu papel emblemático em Harry Potter, também aposta na sustentabilidade como maneira de vida. No baile do MET, chamou a atenção por aparecer com um vestido feito de garrafas PET, criado por Calvin Klein. No mesmo evento, Gisele Bundchen também apostou nessa tendência sustentável, usando um modelo 100% orgânico.

Não deixe de ler: Quais são as melhores formas de reaproveitar o plástico?

Para o ano de 2019, a grife Louis Vuitton lança a tendência de bolsas de plástico. A cantora Rihanna foi clicada no desfile da marca, usando o modelo emblemático!

E na hora de dizer sim? É nisso que o estilista curitibano, Edson Eddel, pensou! Ele criou vestidos de noivas sustentáveis, com plástico reciclado. A ideia dele foi misturar vários materiais nobres, entre cristais, seda, e, é claro, o plástico. Ótima iniciativa, não é?

Clique e veja mais tendências bem atuais em que o plástico marca presença!

Os cuidados com roupas e acessórios de plástico

Para garantir a durabilidade desses produtos, siga as nossas dicas:

  1. Em hipótese alguma coloque na máquina de lavar. Para manter o acessório limpo, utilize apenas um pano úmido;
  2. Não estique o tecido;
  3. Não deixe secar no sol e/ou perto de fontes de calor, já que o plástico pode derreter;
  4. Para manter brilhante, use silicone líquido.

Outras dicas que valem a pena serem seguidas para ajudar o meio ambiente têm a ver com a consumação em massa. A moda precisa ser sustentável. Então, para começar, evite comprar roupas desenfreadamente. Tente usá-las por mais tempo, trocando somente se houver necessidade.

Se cansou do look, mas ele ainda está conservado? Que tal fazer um bazar com as amigas e atualizar o guarda-roupa de cada uma? Se estiver precisando de uma graninha, ir em brechós também vale a pena! Você se desfaz daquilo que não precisa e de quebra aumenta seu orçamento.

Descubra: Como brechós podem ajudar a criar o hábito do consumo consciente?

Aquela calça jeans ainda está boa, mas você deu uma enjoada? Invista na customização! Há vários vídeos e tutoriais pela Internet ensinando a deixar aquela roupa antiga com cara de nova – e ainda na moda! Com miçangas, patches e outras aplicações, o modelo pode ser atualizado e se encaixar novamente em sua vida. Basta usar a criatividade!

O mais interessante de tudo isso é que cada vez mais a moda se une ao estilo de vida das pessoas – e sabemos que a preocupação com o meio ambiente está se tornando prioridade. Ter a certeza de que a moda também pode ser sustentável, além de ajudar a preservar o planeta, nos dá mais uma razão para amá-la!

Você conhece mais alguma tendência relacionada ao plástico e/ou outros materiais recicláveis? Compartilhe conosco nos comentários!