5 formas de ganhar dinheiro com a reciclagem

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Você separa o seu lixo para reciclagem? Sim? Isso é ótimo! Além de auxiliar na diminuição de lixo descartado erroneamente, a reciclagem traz diversos benefícios para o meio ambiente e para a sociedade:

  • Diminuição da contaminação do solo;

Com o descarte correto, milhares de quilos de resíduos são encaminhados para centros de reciclagem, o que diminui a chance de contaminação do solo dos aterros sanitários.

  • Diminuição do uso de recursos naturais;

Quando reciclamos o lixo, aquele material é reutilizado, diminuindo a exploração de matérias-primas.

  • Diminuição dos impactos no meio ambiente

Reciclar também significa diminuir a chance de que a fauna e a flora sejam prejudicadas por causa do descarte incorreto.

  • Consciência ambiental

Quando temos o hábito da reciclagem, criamos uma cultura que ajuda na consciência ambiental, ou seja, aumentamos a nossa capacidade de compreender o ambiente em que vivemos e, consequentemente, começamos a nos atentar sobre nossas ações e como isso pode impactar o planeta nos próximos anos e décadas.

  • Geração de emprego

Para que a reciclagem aconteça, é preciso que existam empresas especialistas no trato desse tipo de lixo. Com isso, há a criação de diversas vagas nessa área, que, direta e indiretamente, ajudam a melhorar a economia do país.

  • Ter a chance de economizar e gerar lucro

Além de todos esses benefícios já citados, reciclar também pode ser sinônimo de lucro, algo que ainda não é muito feito no Brasil. Segundo dados do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), o país perde mais de 120 bilhões de reais em produtos que poderiam ser reciclados, mas que acabam sendo deixados no lixo.

Ou seja, essa é a receita perfeita para conseguir se dar bem: é preciso reciclar o lixo brasileiro e não há muita exploração desse mercado! Que tal começar a mudar sua vida e começar a ganhar dinheiro com seu lixo reciclável?

5 formas para começar reciclar e ganhar dinheiro

1 – Artesanato

Que tal investir em artesanato? É algo fácil e que você não gasta nada para produzir. Há diversos sites e canais no Youtube que ensinam a transformar materiais em artigos bem interessantes.

Aqui no blog da SIMPERJ há algumas matérias com ideias para reciclagem e que também podem gerar algum lucro!

2 – Lixo eletrônico

Nos dias de hoje, aumentamos muito a produção de lixo eletrônico, entretanto são poucos que fazem o descarte correto e isso é muito necessário, visto que eles podem liberar diversas substâncias tóxicas.

Uma boa forma de ajudar o meio ambiente e conseguir juntar algum dinheiro é vendendo as peças do seu aparelho eletrônico quando não for mais útil para você. Por exemplo, quando seu celular ou tablet parar de funcionar e não for possível realizar o conserto, é possível vender separadamente cada parte, seja em lojas físicas ou até mesmo online.

3 – Reciclagem de roupas

É muito importante saber que roupas não devem ser descartadas no lixo comum. Os componentes que dão cor aos tecidos podem agredir o meio ambiente. Por isso, você tem a chance de entrar no mercado de reciclagem de roupas.

Esse tipo de reutilização implica em algumas possibilidades, são elas:

  • Abrir um brechó;

Dessa forma, você pode ter o seu próprio negócio, vender o que você não usa mais, comprar outras roupas e vendê-las novamente.

  • Bazar de roupas;

O bazar é uma ótima oportunidade para se livrar das roupas que você não usa mais de uma vez só. É possível fazer na sua própria casa e ainda conseguir um dinheirinho!

  • Customização;

Se você gosta de corte e costura, a customização pode ser uma ótima opção. Afinal, você tem a chance de desenvolver os seus talentos melhorando uma peça de roupa que você deixou de usar e pode, inclusive, agregar valor a ela. Como no caso do brechó, a customização de peças pode se tornar um empreendimento.

4 – Venda de resíduos

Essa dica você já deve conhecer e não há falhas: comece a vender os seus resíduos. A maioria das cidades possui locais que recolhem e compram todo e qualquer tipo de lixo reciclável.

Basta fazer uma pesquisa para descobrir quais são os melhores preços e começar a juntar tudo que você puder. Lembre-se que, de qualquer forma, você irá produzir esse tipo de resíduo, então não há nenhum problema acumulá-lo para receber um retorno no futuro.

Uma dica é acessar o site soulambiental.com.br e conhecer um pouquinho do projeto Sementes do Plástico, que foi desenvolvido em parceria com o SIMPERJ. É uma ótima oportunidade de geração de renda!

5 – Crie seu próprio negócio de reciclagem

Como você deve ter percebido, o mundo da reciclagem é mercadologicamente pouco explorado. Por isso, há diversas oportunidades para crescer nessa área e conseguir ser bem-sucedido.

Por exemplo, que tal começar uma empresa de reciclagem para a sua cidade? Será preciso investir algum capital no começo, assim como em qualquer empresa, porém é possível receber um retorno rápido caso tudo seja muito bem planejado.

3 casos de pessoas bem-sucedidas no mundo da reciclagem

Se você ainda acha que este tipo de empreendimento não é rentável, existem diversos empreendedores que decidiram “cair de cabeça” nesse negócio, foram bem-sucedidos e que podem te ajudar a mudar de ideia!

Conheça a história de três empreendedores que transformaram a sua vida ao apostar no mundo da reciclagem:

1 – Fernando de Figueiredo

Após cumprir seis anos de pena por assalto e roubo de carro, Fernando não conseguiu nenhum tipo de emprego por causa do seu passado. Após muitas tentativas, ele decidiu fazer uma sociedade com alguns colegas e criou a sua cooperativa de reciclagem de madeira.

Atualmente, Fernando fatura mais de um milhão de reais por ano com sua empresa, a Sonho de Liberdade, além de garantir uma renda mensal de mil a quatro mil reais para seus cooperados.

2 – Ryan Hickman

Não é preciso ser muito experiente para começar seu próprio negócio de reciclagem, isso é o que mostra a história do norte-americano Ryan Hickman. Ele tem menos de 10 anos e criou uma empresa nessa área com o objetivo de guardar dinheiro para investir em seus estudos no futuro.

Seu interesse por reciclagem começou aos três anos, quando foi a um centro de reciclagem com seu pai. Depois disso, Ryan decidiu que iria coletar, separar e transportar os resíduos de seus vizinhos para a reciclagem, com isso nasceu a “Ryan’sRecyclingCompany”. Hoje em dia, a empresa já possui mais de 40 clientes e já reciclou mais de 22 mil quilos de lixo. Incrível, não é mesmo?

3 – Tom Szaky

Em 2013, Tom descobriu um ótimo nicho para investir: reciclagem de pontas de cigarro. O projeto foi lançado em maio daquele ano e se tornou o primeiro programa de reciclagem de “bitucas” a ser exportado para outros países.

A TerraCycle faz a coleta do material descartado e depois transforma os resíduos em outros materiais que são usados para criar novos produtos!

Viu como é possível ser bem-sucedido e mudar de vida com a reciclagem? Que tal dar uma chance para esse hábito que ajuda o meio ambiente e que pode ajudar também o seu bolso?