Cursos

Confira cursos presenciais e à distância voltados para formação e especialização na indústria de plástico e áreas correlatas.

Cursos à Distância em 2021

SIMPERJ-SENAI

O SIMPERJ oferece cursos gratuitos no 1º semestre de 2021 para funcionários de empresas associadas. Os cursos são oferecidos em parceria com a Firjan e o SENAI.

Oferta de 100 vagas em cursos de aperfeiçoamento 100% online – 1º Semestre de 2021:

  1. possibilidade de acesso a todos os associados – vagas limitadas;
  2. turmas mistas com candidatos encaminhados pelos vários sindicatos;
  3. a indicação dos candidatos ocorrerá por ordem de inscrição;
  4. pré-requisitos exigidos de baixa renda e infraestrutura para acompanhamento das aulas;
  5. aulas de 2 horas, de segunda a quinta das 18h às 20h ou 20h às 22h;
  6. Emissão de relatórios mensais;
  7. caso o número de inscritos/interessados ultrapasse o número de vagas disponíveis, o SIMPERJ adotará o critério mais justo para a seleção dos nomes que receberão a bolsa.

Lista de cursos:

  1. Aperfeiçoamento para Encarregados de Produção
  2. APPCC Indústria – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle
  3. Automação de Processos Mecânicos
  4. Controladores Lógicos Programáveis
  5. Criação de Vídeos para Mídias Sociais
  6. Custos Logísticos
  7. Excel como Ferramenta de Banco de Dados
  8. Gerenciamento de Projetos
  9. Inversores de Frequência
  10. Lean Manufacturing
  11. Planejamento, Programação e Controle da Produção – PPCP
  12. Marketing Digital na Prática (cadastro de reserva)
  13. Produção Gráfica (cadastro de reserva)
  14. Programação Offline de Robótica Industrial (cadastro de reserva)
  15. Projetos Elétricos Industriais (cadastro de reserva)
  16. Sistemas Supervisórios (cadastro de reserva)
  17. Tratamento de Imagem (cadastro de reserva)

OBS: Os cursos marcados como “cadastro de reserva” ainda não têm data confirmada. Ao efetuar inscrição neles, você confirma que quer reservar uma vaga para quando o mesmo abrir para inscrições.

 

Clique aqui para se inscrever >>

 


Confira a seguir as informações sobre cada curso (exceto os de cadastro de reserva).


No curso Aperfeiçoamento para Encarregados de Produção o participante aprenderá sobre planejamento, dimensionamento e distribuição de recursos (equipe e materiais); coordenação e orientação de equipes de trabalho; atuação em situações de pressão e escassez de recursos, bem como elaboração de relatórios internos de acompanhamento.
Vagas: 20
Carga Horária: 54 horas
Público-alvo: Profissionais que atuam como encarregado em produção no segmento industrial
Pré-requisito: Experiência comprovada na função de Encarregado de Produção e idade mínima de 18 anos.

No curso de aperfeiçoamento profissional APPCC Indústria – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle o participante aprenderá sobre os principais aspectos em relação aos conhecimentos técnicos, teóricos e práticos necessários para a montagem do Plano APPCC.
Vagas: 6
Carga Horária: 32 horas
Público-alvo: Técnicos em alimentos, estudantes dos cursos de Veterinária, Biologia, Gastronomia, Nutrição, Engenharia de Alimentos, Química e demais áreas afins.
Pré-requisito: Ensino Médio completo e idade mínima de 14 anos.

No curso de aperfeiçoamento profissional Automação de Processos Mecânicos o participante aprenderá sobre manutenção de máquinas e equipamentos mecânicos de acordo com os procedimentos técnicos, princípios de qualidade, segurança, higiene e preservação ambiental.
Vagas: 6
Carga Horária: 120 horas
Público-alvo: Profissionais que atuam direta ou indiretamente no processo de manutenção de máquinas e equipamentos mecânicos.
Pré-requisito: Ensino Fundamental Completo e conhecimentos básicos de elétrica e idade mínima de 14 anos.

No curso de aperfeiçoamento profissional Controladores Lógicos Programáveis o participante aprenderá sobre a análise de programas de forma a auxiliar na manutenção de sistemas automatizados.
Vagas: 6
Carga Horária: 100 horas
Público-alvo: Profissionais de nível técnico ou superior dos mais diversos segmentos industriais
Pré-requisito: Ensino Médio Completo e possuir experiência comprovada na área de eletricidade ou eletrônica e idade mínima de 14 anos.

No curso de aperfeiçoamento profissional Criação de Vídeos para Mídias Sociais o participante aprenderá a desenvolver conteúdo, imagem, áudio e vídeo em mídia digital para publicação em Redes Sociais
Vagas: 4
Carga Horária: 100 horas
Público-alvo: Pessoas em geral interessadas no desenvolvido de conteúdo em vídeo para redes sociais
Pré-requisito: 9º ano do Ensino Fundamental e idade mínima de 14 anos; Smartphone (capaz de gravar vídeo); Software de edição de vídeos Open Source (Ex.:Shotcut, openshot); Software de tratamento de imagem Open Source (Ex.: GIMP).

No curso de aperfeiçoamento profissional Custos Logísticos o participante aprenderá sobre a elaboração de custos relacionados com a gestão logística de bens e serviços.
Vagas: 6
Carga Horária: 40 horas
Público-alvo: Profissionais da área de logística que necessitam desenvolver projeção de custos para os serviços logísticos
Pré-requisito: Ensino Médio Incompleto, possuir conhecimentos básicos relacionados ao tema, por meio de experiência profissional ou cursos correlatos e idade mínima de 14 anos. Software Calc do Libre Office Gratuito.

No curso de aperfeiçoamento profissional Excel como Ferramenta de Banco de Dados o participante desenvolverá capacidades técnicas para realização de tratamento de bases de dados para posterior elaboração e publicação de relatórios e dashboards gerenciais utilizando o Microsoft Excel.
Vagas: 10
Carga Horária: 40 horas
Público-alvo: Profissionais que necessitam elaborar relatórios gerenciais para acompanhamento de produção, utilizando o Excel como ferramenta de banco de dados
Pré-requisito: Ensino médio completo e com conhecimentos mínimos de MS Excel e idade mínima de 14 anos.

No curso de aperfeiçoamento profissional Gerenciamento de Projetos o participante aprenderá sobre conceitos básicos da metodologia de gerenciamento de projetos com enfoque gerencial e organizacional, baseados nos critérios de tempo, custo e qualidade preestabelecidas.
Vagas: 6
Carga Horária: 32 horas
Público-alvo: Profissionais que atuam em diversas áreas no mercado de trabalho e que tenham interesse em desenvolver e acompanhar projetos, utilizando ferramentas de gerenciamento
Pré-requisito: Ensino Fundamental Completo e idade mínima de 14 anos.

No curso de aperfeiçoamento profissional Inversores de Frequência o participante aprenderá sobre inversores de frequência aplicados na automação industrial, de acordo com as normas de segurança e qualidade.
Vagas: 6
Carga Horária: 60 horas
Público-alvo: Eletricistas, Eletrotécnicos, Técnicos em automação, Engenheiros Eletricistas e profissionais e estudantes de áreas correlatas.
Pré-requisito: Ensino Médio completo, conhecimentos na área de Eletricidade ou ter cursado Comandos Elétricos e idade mínima de 14 anos.

No curso de aperfeiçoamento profissional Lean Manufacturing o participante aprenderá sobre os fundamentos do Lean Manufacturing, sua filosofia, conceitos, ferramentas e aplicações no contexto industrial, propiciando a aquisição de conhecimentos sobre a gestão baseada em LEAN e o que é necessário saber fazer para tornar-se mais eficiente na construção de um processo fabril otimizado e de altíssimo nível de qualidade, por meio da utilização de ferramentas simples para a organização do processo como um todo.
Vagas: 16
Carga Horária: 40 horas
Público-alvo: Profissionais das indústrias interessados na otimização da produtividade.
Pré-requisito: Ensino Médio Completo e idade mínima de 14 anos.

No curso de aperfeiçoamento profissional Planejamento, Programação e Controle da Produção – PPCP o participante aprenderá sobre metodologias de planejamento e controle de produção e de materiais que integram vendas, produção e suprimentos, e entenderá a importância do PPCP para atingir as exigências de um mercado caracterizado pelo aumento de competitividade e flexibilização da oferta.
Vagas: 10
Carga Horária: 60 horas
Público-alvo: Profissionais das indústrias em geral que necessitam lidar com planejamento, programação e controle da produção
Pré-requisito: Ensino Fundamental Completo, possuir conhecimentos básicos em processos produtivos e idade mínima de 14 anos.