São Paulo aprova lei sobre reciclado em garrafas PET de bebidas

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A obrigação legal do uso de reciclado na composição de produtos transformados, medida vista mundo afora  como o caminho das pedras para a recuperação de polímeros decolar, começa a dar as caras por aqui, no reduto da resina mais reciclada.

Sem estardalhaço midiático, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Estado responsável pelo grosso da produção e consumo nacional de polímeros reciclados), sancionou em 21 de dezembro, a lei proposta no projeto 209/2022. Em essência, ela determina a incorporação de porcentagem de, no mínimo, 20% de PET reciclado (rPET) grau alimentício na estrutura de embalagens à base do poliéster para bebidas. O valor deverá ser aumentado à base anual de 2% até chegar a 30% no prazo de uma década contada a partir da entrada em vigor dessa nova lei.

Em suas justificativas para aprovar a norma, a Alesp cita o problema ambiental dos plásticos descartáveis, a sua degradação morosa e o fato de embalagens PET serem 100% recicláveis, sendo que o descarte inadequado delas hoje corresponde a cerca de 142.000 toneladas no país.

Olhos de lince da reciclagem de PET situam a atual capacidade doméstica para reciclagem do poliéster grau alimentício (bottle-to-bottle) em 157.000 t/a a cargo de cinco competidores. O menor deles é a petroquímica de PET virgem Indorama, com potencial para esta modalidade de reciclagem estimado em 10.000 t/a. Os demais recicladores, na bancada do ramo, são a Valgroup, com capacidade da ordem de 80.000 t/a; Global PET, com 30.000; Green PCR, com 25.000 e TEPX, com 12.000 t/a.

Fonte: Plásticos em Revista