Sementes do plástico

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Instituto Soul Ambiental é uma empresa carioca fundada para criar e gerir projetos com objetivos socioambientais.

Em setembro de 2018, lançou o projeto socioeducativo “Sementes do Plástico”, apoiado pelo SIMPERJ, pela ABIPLAST e pela PLASTIVIDA, relacionado à cadeia do plástico. O projeto incentiva, através de soluções e educação ambiental, a prática da logística reversa e da economia circular.

Tal incentivo ocorre por meio da correta separação e destinação dos resíduos sólidos de plásticos para reciclagem, sendo transformado novamente em matéria prima para a fabricação de novos produtos por intermédio das tecnologias e soluções criativas das indústrias de transformação.

O Sementes do Plástico disponibiliza para os profissionais das instituições cadastradas treinamentos ministrados por uma equipe composta por biólogos, educadores, tecnólogos em plástico e engenheiros químicos especialistas no assunto. O propósito é torná-los aptos a contribuir como agentes multiplicadores de cidadania ambiental, levando o conhecimento para as comunidades dos bairros.

Quatro meses após o lançamento do projeto, a meta de 10 escolas cadastradas para o ano foi superada. Além das escolas, foram fechadas duas importantes parcerias: a Colônias de Férias do SESI, beneficiando 15 unidades no estado do Rio de Janeiro, e o apoio ao projeto Rodando com Tampinhas, da Pastoral do Desenvolvimento Sustentável da Paróquia São José da Lagoa.

Nesse período de trabalho, foram capacitados 395 profissionais que transmitiram o conhecimento adquirido com o projeto para 8.250 crianças, possibilitando assim a retirada de mais de 1 milhão de embalagens plásticas do meio ambiente e mais de 2 milhões de copos descartáveis das arenas esportivas.

O Sementes do Plástico inicia o ano com o cadastramento e capacitação de 24 escolas do projeto Escolas Sustentáveis da Rede Municipal do Rio de Janeiro, responsável pela educação de mais de 14.000 alunos da cidade.

Em 2019, o projeto tem como meta positivar 60 instituições escolares e 36.000 alunos, sem contar seus familiares e comunidades. Isso resultará em um potencial de captação de 3,2 mil toneladas de resíduos plásticos, que retornarão para a indústria de transformação reduzindo os impactos ambientais do descarte incorreto, provando na prática que é possível acontecer a economia circular na cadeia do plástico através da educação.