SIMPERJ em defesa dos plásticos de uso único

 

O Vereador da cidade do Rio de Janeiro, Thiago K. Ribeiro, propôs no ano passado um PL que proibia os canudos plásticos na cidade. Apesar dos esforços do SIMPERJ, Braskem e SINDIRIO (Sindicato de Bares e Restaurantes), o PL atropelou todos os argumentos e foi aprovado.

Em Junho desse ano, o mesmo vereador apresentou um novo PL, o de nº 1395/2019. Desta vez propondo eliminar a comercialização de produtos plásticos de uso único:

  • Hastes plásticas flexíveis descartáveis com pontas cobertas de algodão (cotonete);
  • Talheres Plásticos;
  • Copos e pratos;
  • Mexedores plásticos;
  • Hastes plásticas para balões;
  • Sacos e sacolas.

Há 1 mês reunimos um grupo de distribuidores de descartáveis. Começamos com os 10 maiores do Rio de Janeiro e hoje já são pelo menos 30. Contamos também com a participação do nosso diretor, Rafael Sette, que contribui, além do seu conhecimento, com o Projeto Sementes do Plástico.

A proposta é reunir toda a cadeia: a Braskem, a Abiplast e a Plastivida, o Simperj, os distribuidores de descartáveis (representado pela ADERJ), o SINDRIO e os depósitos de produtos recicláveis e cooperativa de catadores (representados pela ARERJ).

No dia 1º de Agosto de 2019 tivemos a segunda reunião deste grupo: a REDE RIO PRO-PLÁSTICO. O encontro aconteceu na ACEGRI – Associação do Ceasa de Irajá. Contamos ontem com a presença do Deputado Estadual Val do Ceasa e do Sr. Fabiano, gerente de coleta seletiva da COMLURB.

Avançamos na discussão de uma proposta conjunta para o completar o ciclo da reciclagem do Plástico. Manteremos todos informados.

Gladstone Santos Junior,
Presidente do Simperj.