ABIPLAST participa de agenda sobre Logística Reversa, Recicla+ e Programa Pró-Catador em Brasília – DF

Nos dias 17/01 e 18/01, a ABIPLAST, representada pelo Superintendente Paulo Teixeira, esteve presente em Brasília – DF para participar de reuniões como parte da agenda de discussões sobre o Sistema de Logística Reversa de Embalagens, o Decreto Recicla+ e a recriação do Programa Pró-catador.

No dia 17/01, na CNI, o diálogo contou com a participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e de mais de 50 organizações responsáveis pela implementação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens no país.

Entre os participantes, estiveram presentes representantes setoriais de empresas transformadoras, recicladoras, do poder público, dos catadores de materiais recicláveis, gestores de resíduos, verificador independente, entre outros.

As discussões permearam, além dos desafios da Logística Reversa de Embalagens, contribuições ao Decreto Recicla+, que está sendo reelaborado pelo atual Governo Federal.

Assim, foi ressaltada a importância em garantir a inclusão dos catadores no sistema, a segurança jurídica para as empresas atuarem, e a sintonia entre as regulamentações nas esferas federal, estadual e municipal.

Programa Pró-catador

Em continuidade à agenda mencionada, no dia 18/01, o grupo se reuniu com objetivo de entregar e apresentar as contribuições discutidas sobre o Recicla+ ao Grupo de Trabalho Técnico criado pela Secretaria Geral da Presidência da República, com destaque para a necessidade da visão sistêmica para enfrentar os desafios relacionados.

O segundo dia de diálogo também focou nos desafios para a recriação do Programa Pró-catador e a necessidade do entendimento das diversas realidades que esses atores vivenciam no dia-a-dia.
 
Por fim, o grupo se colocou à disposição do governo para que esse diálogo entre os setores ocorra de forma permanente.

Clique aqui para saber mais sobre o evento >>

Fonte: Abiplast