O suporte de casco de tartaruga impresso em 3D ajuda tartaruga marinha ferida

 

Uma equipe qualificada de cientistas do Aquário Birch na Scripps Institution of Oceanography em San Diego criou uma peça 3D personalizada para uma tartaruga marinha ferida. A equipe afirma que é o primeiro dispositivo impresso 3D desse tipo e que pode ser adaptado para ajudar outras tartarugas marinhas com lesões semelhantes.

Em 2013, os trabalhadores de uma usina de energia elétrica em Nova Jersey encontraram algo bastante incomum nas rondas diárias: uma tartaruga marinha que encontrou caminho no canal de resfriamento da planta. O animal sofria de uma “grande lacuna na parte inferior direita de seu casco”, o que parece ter causado uma curva na coluna vertebral e paralisia em suas nadadeiras traseiras, de acordo com Beth Chee, diretor de marketing do Birch Aquarium.

Embora a causa da lesão ainda seja desconhecida, os veterinários chegaram à conclusão de que as lesões da tartaruga eram suficientemente severas para que, se fosse devolvida a vida selvagem, ela não sobreviver. Com essa realização, uma equipe do Birch Aquarium, parte da Universidade da Califórnia, San Diego, ofereceu-se para levar a tartaruga marinha.

Com a ajuda de uma campanha de angariação de fundos, o aquário foi capaz de acumular US $ 50 mil para tratar e reabilitar a tartaruga marinha ferida. “Sem nossa intervenção, a tartaruga marinha pode ter complicações gastrointestinais e sistemas urogenitais”.

Para encontrar um tratamento adequado para a tartaruga marinha ferida, a equipe do Birch Aquarium fez parceria com pesquisadores do Laboratório de Mídia Digital da Biblioteca Geisel da UC San Diego e criou um projeto para um suporte impresso em 3D que poderia “impedir que o casco se curvasse mais para baixo, promovendo o crescimento normal para o casco da tartaruga.

“É nosso objetivo prevenir novas complicações e mantê-la tão saudável e feliz quanto possível”, acrescentou Moffatt.

Fonte: http://so3d.com.br/o-suporte-de-casco-de-tartaruga-impresso-em-3d-ajuda-tartaruga-marinha-ferida/