Como incentivar as crianças a viver de modo sustentável desde pequenos?

Sustentabilidade é um conjunto de ações que tem como objetivo preservar o meio ambiente e mantê-lo em equilíbrio hoje e nos próximos anos. Ela também está relacionada aos aspectos sociais, econômicos, culturais e ambientais: não devemos, de maneira alguma, esgotar os recursos naturais do planeta. E só conseguiremos fazer isso educando as atuais e futuras gerações.

O exemplo vem de casa, dos pais e/ou responsáveis. Os mesmos devem mostrar como se faz e tornar isso um hábito, assim a criança se adaptará mais facilmente à rotina de reciclar e começará também a se importar com o meio ambiente.

Leia também: 28 Hábitos sustentáveis que podemos fazer em casa

COMO PRATICAR A SUSTENTABILIDADE NO DIA A DIA?

Através de atitudes simples – mas que fazem muita diferença – podemos ajudar o meio ambiente e preservá-lo.

  • Alimentação: A sustentabilidade também tem que ser mostrada durante as refeições. Fazer a criança entender que desperdício é realmente algo grave, que só se deve colocar no prato aquilo que o pequeno vá realmente comer. E após a refeição, é importante ensinar como lavar os utensílios utilizados de modo correto, evitando assim o desperdício de água e detergente.
  • Higiene: Ainda sobre água, incentive os pequenos a não demorarem no banho, nem desperdiçarem shampoo, condicionador e sabão. O uso responsável desses itens também ajuda a não consumir em massa, e sem consciência. Ao escovar os dentes, também lembre-se de fechar a torneira e só abri-la quando precisar enxaguar a boca.
  • Produtos orgânicos ou bio: Este passo precisa ser seguido pelos pais. Apesar de terem um valor um pouco mais alto, é preciso consumir cada vez mais produtos/alimentos orgânicos. Isso porque eles são feitos com muito mais cuidado, sem agredir tanto a natureza e sem necessidade de utilizar agrotóxicos e/ou produtos químicos. E isso vale tanto para alimentos como para materiais de limpeza, como detergentes, sabão em pó, etc.
  • Reciclar: Muito importante fazer desde pequeno! Mostre ao seu filho que devemos separar vidros, plástico e também alimentos. Para tornar mais divertido, que tal adesivar as lixeiras e colori-las, para facilitar o entendimento das crianças? E o melhor é que essa atividade pode ser feita com toda a família!
  • Plantas: Para construir responsabilidade e amor ao meio ambiente, que jeito mais educativo do que cultivar plantas? Incentive os pequenos a plantar, regar, e a cuidar bem das flores!
  • Utilizar a bicicleta, em vez do carro: Pelo menos uma vez por semana, troque o carro pela bicicleta, e sugira um passeio diferente para as crianças. Isso vale para parques, praias e ciclovias! Além de fazer bem à saúde, também diminui a emissão de gases na atmosfera.
  • Doação: Doar brinquedos antigos, além de roupas, é uma ótima maneira de ajudar o meio ambiente. Se possível, fazer uma visita à creches e orfanatos para fazer essa doação! Com certeza será ainda mais especial.

PARA FACILITAR E INSPIRAR

Muitos pensam que vetar 100% a tecnologia é uma forma de ajudar a sustentabilidade. Entretanto, sabemos que atualmente as crianças estão muito imersas em celulares, tablets e computadores, e fica difícil proibi-los de usarem esses dispositivos. O ideal, então, é fazer o uso consciente.

Entenda: Como brechós podem ajudar a criar o hábito do consumo consciente?

E qual melhor forma de mostrar ao seu filho a importância do meio ambiente do que assistindo a um filme? Preparamos uma lista com várias opções super divertidas e educativas, confira:

  • Loráx: Em busca da trúfula perdida: Uma animação emocionante, que fala sobre conservar e cuidar bem do meio ambiente.
  • Wall-E: Um dos melhores filmes sobre a reciclagem. Conta a história de um robô chamado Wall-E, que vive sozinho na Terra, já que ela foi destruída pelo consumismo em massa. Seu trabalho é reciclar o lixo, até que ele conhece uma robô chamada EVA, que veio ao planeta verificar a possibilidade de vida para os humanos.
  • Rio: Premiada diversas vezes, essa animação mostra a crueldade do tráfico de animais. A trilha sonora é incrível e o filme foi dirigido por Carlos Saldanha.
  • Os Sem Floresta: Após um longo período de hibernação, os animais acordam e percebem que sua casa foi transformada em um condomínio de luxo, habitado por humanos. Então eles começam uma luta para conseguir sua floresta novamente.
  • Era uma vez na floresta: Conta a história de três amigos, um rato, uma toupeira e um ouriço. Eles precisam salvar sua amiga e a floresta, pois homens maldosos poluíram o meio ambiente e espalharam gases tóxicos.

IDEIAS DE BRINCADEIRAS:

Para deixar a reciclagem mais divertida, que tal criar brinquedos com garrafas PETs ou embalagens que já não são mais utilizadas?

Tubos de rolo de papel higiênico podem virar bonecos e até mesmo princesas, basta deixar a criatividade rolar solta! Embalagens plásticas e/ou caixas de papelão podem virar porta-retratos, porta-copos, cabanas, e muito mais.

Viu só? Agora ficou muito mais simples demonstrar para as crianças o que pode acontecer ao nosso planeta se não cuidarmos bem dele, não é mesmo? E ainda mais importante do que mostrar os filmes às crianças, manter o exemplo em casa também é uma dica preciosa, e deve partir dos pais, como falamos acima!

Descubra: 7 ideias incríveis de reciclagem com garrafas PET

Você conhece mais alguma dica de como incentivar a sustentabilidade? Compartilhe-a com a gente! Dessa forma, o mundo das crianças se torna mais seguro, responsável e também feliz!

Associe-se