Como realizar um casamento eco-friendly? Descubra já!

Casar é o sonho de muitas pessoas, ainda mais quando há a possiblidade de realizar uma festa com todos os familiares e amigos para celebrar a união do casal. Entretanto, para aqueles que querem ajudar o meio ambiente, o casório pode se tornar um momento de muita tensão. Afinal, como comemorar o enlace sem contribuir para a degradação do ecossistema?

É com o propósito de solucionar esse tipo de problema que surgem os casamentos chamados de eco-friendlies, que são alternativas mais sustentáveis para festejar o matrimônio.

Ou seja, é possível ter o casamento dos sonhos de forma sustentável sem deixar de lado todo o glamour. É importante lembrar que é muito difícil conseguir realizar uma celebração 100% eco-friendly, porém com mudanças sutis (mas que não deixam de ser significativas) é possível realizar um perfeito “eco wedding”.

23 dicas para realizar um casamento eco-friendly

Se você tomou a decisão de ter uma festa de casamento sustentável, então, é preciso começar a tomar algumas atitudes antes, durante e depois da data escolhida. Para você não se perder, confira 23 dicas para ser realizar um casamento eco-friendly.

Pré-casamento

Antes de tudo, parabéns pelo noivado! Meses antes da celebração é possível começar a transformar o seu casamento em uma festa sustentável.

1 – A escolha do estilo dos convites é algo ótimo, ainda mais quando você pode escolher confeccioná-los em papel reciclável. Além de ser uma alternativa ecologicamente correta, esse tipo de papel ainda oferece uma textura diferente ao convite.

2 – O local da cerimônia e da festa são uma das primeiras coisas a serem decididas em um casamento e, normalmente, ocorrem em lugares diferentes. Entretanto, que tal mudar essa tradição e realizar do mesmo local? Além de ser uma alternativa possivelmente mais barata, com menos deslocamentos, é possível diminuir a emissão de CO2, conhecido como dióxido de carbono, que é expelido por automóveis.

3 – Escolha um local que possua a infraestrutura mais completa o possível para realização de um casamento. Assim, é possível evitar a necessidade de instalações provisórias que prejudicam o meio ambiente com o transporte do equipamento.

4 – Procure por fornecedores que possuam consciência ambiental e confira se o que eles “vendem” é algo que está na essência da empresa. Outra opção é deixar muito claro para todos que você irá fazer um casamento eco-friendly.

Decoração

É na sua decoração que você conseguirá fazer as mudanças mais eficazes!

5 – Antes de tomar qualquer decisão, analise de qual tipo de material são feitos. Assim você pode ter certeza que eles podem ser reciclados e reutilizados.  O plástico, por seu alto poder de reciclabilidade, é um excelente material para isso.

6 – Escolheu flores para decorar o local? Ótimo! Entretanto, se possível, dê preferência para as flores plantadas ao invés daquelas que são cortadas, visto que essas se mantêm vivas após a celebração e podem ser replantadas. Uma boa alternativa para segurar os arranjos no lugar do caule é a utilização de fitas de algodão, palha ou até mesmo linho puro.

7 – Se possível, faça seu casamento em um horário que seja viável aproveitar bastante a luz natural do ambiente. Entretanto, caso você precise de iluminação, prefira lâmpadas de LED, já que elas economizam até 70% a mais de energia do que as convencionais.

8 – Sabe aquelas garrafas de vidro ou latas que você tem em casa? Elas são ótimas formas de decorar o local. É algo que economiza bastante já que você pode arrumar sozinho (a), além de fazer o descarte correto de forma fácil. Esse tipo de decoração está em alta.

9 – Algumas peças de decoração da sua casa também podem ser reutilizadas como, por exemplo, molduras de quadros (que podem ser utilizadas na mesa do bolo ou de centro de mesa para os convidados), livros mais antigos e todo tipo de quinquilharia que pode acrescentar a beleza do local.

10 – Sabe os pisca-piscas que são utilizados apenas no final do ano? Eles podem fazer parte da sua decoração e deixar o local lindo e bem iluminado, dando um estilo totalmente “boho” ao seu casamento.

11 – Outro tipo de decoração interessante e que pode ser reutilizada são os origamis, que são dobraduras de papel que resultam nos mais diversos formatos. Além disso, eles podem se tornar um tipo de lembrancinha para os convidados.

12 – Você também pode utilizar elementos mais naturais para complementar a decoração como, por exemplo, o uso de cascas, galhos e folhas. É uma alternativa gratuita e que não é retirada de forma bruta da natureza.

Dia dos noivos

Os noivos também podem tomar algumas atitudes para auxiliar no processo de transformação de um casamento normal para uma festejo sustentável.

13 – Você sabia que vestidos de seda são feitos de uma larva cozida? E que, para produzir apenas 100 gramas desse tecido, é preciso utilizar mais de 1500 larvas? Lembre-se disso quando for escolher o seu vestido dos sonhos. Uma dica: para os noivos, o mais indicado são ternos de linho, algodão ou poliéster.

14 – Outra opção, mais prática e barata, é alugar um vestido ao invés de adquirir um próprio. Além disso, você pode reutilizar vestidos de alguém da família que seja importante para você. Para ajustá-lo ao seu estilo, basta ir a uma costureira especialista em noivas para que ela faça a mágica acontecer.

15 – Busque utilizar cosméticos que possuam o selo que indicam que o produto é “livre de crueldade”, ou seja, que não faz teste em animais.

Casamento

Chegou o grande dia! Está na hora de colocar em prática tudo aquilo que você escolheu para ter uma celebração sustentável e em harmonia com o meio ambiente.

16 – Que tal sugerir que seus convidados ofereçam caronas solidárias? Assim, além de possivelmente economizar no combustível e diminuir a quantidade de emissão de CO², ainda é possível ajudar aqueles que não possuem um meio de transporte particular.

17 – Escolha um buffet que trabalhe com alimentos orgânicos e frutas da estação. Assim, você evita o consumo de agrotóxicos, movimenta o mercado regional e também oferece as opções mais saudáveis para os seus convidados.

18 – Utilize da tecnologia para te ajudar: peça para que os convidados confirmem presença por meio de algum aplicativo ou site. Assim, você consegue planejar tudo sem gastar a mais e ainda evita o desperdício.

19-  Se você quiser, é possível pedir aos convidados doações para ONGs voltadas para o meio ambiente ao invés do tradicional presente.

20 –  Que tal oferecer para os seus convidados mudas para que eles possam plantar? Essa é uma ótima lembrancinha e com certeza ficará na memória de todos.

imagem11

21 – Outra opção é se comprometer a plantar uma árvore para cada convidado presente como uma homenagem e uma forma de comemorar. Cada árvore nova ajudará no futuro a compensar a emissão de dióxido de carbono.

Pós-casamento

A festa de casamento acabou, mas ainda dá tempo de ser eco-friendly!

22 – Combine com o seu buffet e com os fornecedores para que todo o lixo gerado durante o casamento seja separado. Além disso, garanta que o óleo de cozinha tenha o descarte correto.

23 – Sabemos que o álbum de fotografia é algo muito desejado entre os noivos, porém escolha aqueles que sejam feitos em papel reciclável ou em fibra natural. Outra opção é preferir um álbum digital, o que já elimina todo o processo de impressão.

Não é preciso implementar todas essas mudanças para ter um casamento eco-friendly, porém colocar em práticas algumas delas já podem fazer toda a diferença para o meio ambiente.

 

Associe-se