Quais são as melhores formas de reaproveitar o plástico?

O plástico é um material muito útil para a humanidade. Afinal, muitos dos produtos que utilizamos no dia a dia é feito dessa composição.

Por exemplo, toda a estrutura externa (e até alguns componentes internos) do seu celular são feitos de plástico, alguns móveis possuem partes importantíssimas que são feitas de plástico, peças de roupas, a maioria dos eletrodomésticos possuem pedaços desse material, até mesmo os carros possuem partes de extrema relevância que são feitos de plástico, como o para-choque!

Do que é feito o plástico?

Apesar de ser bastante pertinente, como já foi citado anteriormente, poucos sabem quais são os tipos de plástico que existem.

Em sua maioria, eles são formados por polietileno, PVC, poliestireno, polipropileno e o PET. E todos, sem exceção, devem ser reaproveitados ou descartados de forma correta.

O plástico é necessário! O descarte correto mais ainda

Pelos exemplos acima, você pode perceber que sem o plástico, diversas peças e até mesmo algumas tecnologias que foram desenvolvidas no último século não existiriam.

Afinal, esse material possui diversas propriedades essenciais para a criação de diversos produtos como, por exemplo: baixo custo, resistência a temperaturas extremas e maleabilidade, sendo que tudo isso resulta em produto final de qualidade.

Entretanto, a grande questão é o seu descarte incorreto, que, infelizmente, acontece com frequência. Por isso, é preciso que a população entenda que esse tipo de material pode ser reciclado milhares de vezes.

É possível reciclar plástico em casa?

No último mês, uma boa notícia surgiu para quem sonhava em reciclar seu plástico em casa e transformá-lo em algo que pode ter outra serventia: um estudo feito pela Pesquisadores da Sociedade Americana de Química (ACS, sua sigla em inglês) mostrou que é possível que um determinado tipo de plástico, ao entrar em contato com outros produtos, pode ter sua estrutura alterada para que o material se torne biogás, um tipo de gás que pode ser utilizado como combustível!

Entretanto, apesar dos resultados positivos, ainda demorará algum tempo para conseguirmos transformar o plástico nesse gás em casa, já que o processo está ainda em fase de testes.

9 formas de reutilizar o plástico

Agora que você já sabe qual é a importância de reutilizar e reciclar o plástico, veja algumas opções para que você consiga aproveitar tudo que for derivado desse tipo de material.

1 – Porta lápis funcional     

Sabe aqueles galões plásticos que sobram do amaciante ou da água sanitária? Após serem muito bem lavados, você pode fazer recortes em uma das partes laterais e criar um porta lápis que é totalmente funcional.

2 – Porta revistas

Suas garrafas PET podem se tornar ótimos porta revistas, seja para você ou para seus filhos.

Após limpar as garrafas que serão reutilizadas, cole-as em sequência em uma base de plástico. Após isso, recorte a parte de cima de cada garrafa e passe uma fita no corte para evitar futuros acidentes. Pronto! Você tem um ótimo porta revista que ainda pode ser customizado.

3 – Porta trecos

Cansou de se frustrar com o pote de sorvete que, na verdade, era de feijão? Você pode transforma-los em lindos porta trecos ou até mesmo uma frasqueira para guardar esmaltes.

Para isso, você só precisa pegar esse pote e customiza-lo, já que a tampa encaixa facilmente. Se você quiser melhorar seu porta trecos, é só colar uma estrutura arqueada para fazer a alça dessa “bolsa”.

4 – Casinhas para pássaros

Que tal fazer um lar para os passarinhos que te visitam diariamente? Você só precisa de uma PET e criatividade.

Corte essa garrafa em duas partes, sendo que você pode descartar o meio. Na parte debaixo, recorte um retângulo, lá será a portinha da casa. Depois, é só colar as duas metades e decorar da forma que você preferir.

5 – Carimbo para pinturas

Você pode utilizar a parte final de garrafas de plástico para criar lindos carimbos. Para isso, tudo que você precisa é recortar a base da PET e pronto. Agora, é só passa-la na tinta e fazer a sua arte.

6 – Protetor de plantas

Precisa que as suas plantinhas fiquem protegidas? Use uma garrafa de plástico para isso! Você só precisa recortar o “bico” da sua PET. Assim, você consegue encaixar essa proteção em cima do vaso (importante ressaltar que essa ideia só funciona em recipientes pequenos).

7 – Lâmpada de garrafa PET

Essa poucos saberão como produzir e também o quanto essa lâmpada pode ajudar a economizar energia elétrica.

Você só precisa colocar água, de preferência sem nenhum tipo de coloração, em uma garrafa de refrigerante e instala-la em algum teto que receba luz solar como, por exemplo, em uma cobertura da varanda ou do quintal.

8 – Vasinhos de plantas

Se você é fã de plantas pequenas, amará essa ideia. Que tal deixar seus vasinhos muito mais bonitos? Para isso, é só utilizar a boa e velha garrafa PET.

Escolha a altura do vaso, levando em consideração a raiz da sua planta, depois recorte no formato que você preferir. Você pode seguir o exemplo da imagem e criar um gatinho. Após fazer o corte, é só usar tinta para plástico e usar a sua criatividade.

9 – Reutilize suas sacolas plásticas

Normalmente, quando fazemos qualquer tipo de compra, é comum que ela seja colocada em uma sacola plástica.

Mas é preciso lembrar do básico: reutilize!

Ao invés de descartá-las, utilize-as para recolher outros tipos de lixo que são produzidos na sua casa. Lembrando que, após a reutilização do plásticos, é preciso que eles sejam descartados de forma correta e, de preferência, que sejam encaminhados para a coleta seletiva.