O Plástico não é o vilão do meio ambiente

O plástico no meio ambiente é um assunto que tem sido muito debatido atualmente. Mas tente imaginar um mundo sem plásticos. Neste mundo não existiriam cartões de crédito e débito, brinquedos, garrafas PETS, e outros objetos fabricados com o plástico. Provavelmente os produtos comercializados seriam mais caros, já que o plástico é mais barato que o papel, por exemplo.

Agora tente ficar um dia inteiro sem utilizar qualquer objeto que seja feito de plástico ou que tenha plástico. Mas lembre-se que o computador que você usa para trabalhar tem o plástico na fabricação do teclado e mouse e aquele saco de lixo que você coloca as coisas que não irá usar é feito de plástico, que partes do seu carro são compostas por plástico, que a sua escova de dentes é feita de plástico também. Difícil né? Desta forma, o plástico se torna essencial e muito presente na vida de todos.

Quando se fala sobre os agentes geradores de impactos ambientais, o plástico é atribuído como o vilão do meio ambiente. Mas é errado acreditar que o ele é o grande vilão. Já que todo material plástico é potencialmente reciclável e reutilizável, e deve ser tratado como matéria-prima, nunca como lixo.

Os plásticos apresentam muitas vantagens se comparados a outros materiais. Eles são mais leves, ao contrário dos vidros e metais, permitindo o transporte de carga com menos consumo de combustível e, portanto, menos impacto ambiental. São resistentes, o que não acontece com a maior parte dos papéis e vidros. Não se decompõem na prateleira, quando guardados em ambientes pouco agressivos, como latas e papéis. Além dos processos que produzem os plásticos em geral requerem relativamente pouca energia e são pouco poluentes, ao contrário das indústrias de latas, vidros, cerâmicas e papel.

Em outras palavras, a produção e o uso de plásticos são ambientalmente benéficos, pois o saldo ambiental é positivo, ao contrário do que o senso comum parece acreditar.

O plástico é fundamental nas atividades cotidianas. Ele é relevante para a economia do país e, sim, o plástico pode ser amigo do meio ambiente e sustentável. Mas isso apenas é possível se cada consumidor, empresas e demais entidades públicas e privadas assumam sua parcela de responsabilidade na preservação do meio ambiente.

A coleta seletiva e a reciclagem têm um papel fundamental nesse processo, uma vez que a partir da separação do lixo é possível transformar um material já utilizado em matéria-prima, a fim de que se forme um novo produto com as mesmas características. A conscientização e a reeducação da sociedade em relação ao descarte correto do plástico tem um papel fundamental nesse processo.

Fonte: https://www.larplasticos.com.br/ultimas-noticias/o-plastico-nao-e-o-vilao-do-meio-ambiente/