Conselho Empresarial de Infraestrutura

Conselho Empresarial de Infraestrutura é formado por associados do Sistema FIRJAN cujas atividades têm relação direta ou indireta com o setor de infraestrutura. Isso inclui empresas de engenharia, de logística de transportes, de investimento e gestão de projetos logísticos, construtoras, operadores aeroportuários, metroferroviário e aquaviários. Além dos associados, integram o Conselho representantes do governo estadual alocados em secretarias e órgãos afins, como as de Transporte, de Obras, de Desenvolvimento e da Câmara Metropolitana de Integração Governamental.

Essa formação consistente e eclética confere ao Conselho status de organismo de referência em infraestrutura, de reconhecida credibilidade. Dessa forma, as análises técnicas e os posicionamentos delineados pelo Conselho subsidiam decisões governamentais.

As reuniões do Conselho seguem pautas específicas, definidas pelos conselheiros. O foco dos trabalhos está no debate de questões essenciais da infraestrutura que afetam a competitividade fluminense e nacional, na geração de posicionamentos para a eficaz representatividade do empresariado, no apontamento de estudos com o objetivo de melhorar o setor em todos os seus segmentos e na formulação de propostas e ações que serão implementadas pelo Sistema FIRJAN em prol do setor. Nas reuniões são debatidos projetos em execução ou planejados, o que permite identificar a sinergia entre os empreendimentos, fazendo do Conselho, também, um grande gerador de oportunidades de negócios.

 

CONSELHEIRO (SIMPERJ)

Gladstone José dos Santos Junior
Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do RJ – SIMPERJ

 

Atuação

Devido à grande abrangência da área de infraestrutura, o Conselho atua em parceria com as Representações Regionais FIRJAN/CIRJ e com os demais Conselhos Empresariais, permitindo uma visão integrada de desenvolvimento da infraestrutura.

Informações estratégicas

A divulgação da agenda anual de reuniões ordinárias e das pautas é feita de forma direta aos conselheiros. Nas reuniões são compartilhadas informações relevantes sobre acompanhamento da qualidade da infraestrutura existente, análises técnicas sobre investimentos previstos e demanda futura e propostas de novos projetos para os setores público e privado.

Soluções em infraestrutura

As reuniões seguem uma agenda pré-definida e acertam o curso de ação a ser seguido para a melhoria da infraestrutura fluminense e nacional. Dentre os resultados das ações do Conselho estão conquistas como a retomada da construção das pistas marginais da BR 116 na Baixada Fluminense, a inclusão nas concessões em vigor das novas pistas da BR 116 na Serra das Araras e da BR 040 na Serra de Petrópolis e a inclusão na nova concessão da Ponte Rio-Niterói da Avenida Portuária, ligação entre a Avenida Brasil e o Porto do Rio de Janeiro.

Articulação política

O Conselho possui grande capacidade de articulação entre o setor privado e os diferentes níveis de governo na busca de soluções conjunturais e estruturais para empresas, segmentos empresariais e todo o empresariado fluminense.

Associe-se