Conselho Empresarial de Jovens Empresários

Conselho Empresarial de Jovens Empresários tem como missão fortalecer a nova geração de empreendedores em prol do desenvolvimento sustentável do estado do Rio. Ele é exclusivo para empresas associadas ao Sistema FIRJAN.

O Conselho é composto por cerca de trinta membros, que são empreendedores gestores de seus próprios negócios em diversos setores de atuação: construção civil, papel e papelão, material plástico, químico, energia, educação, metal mecânico, têxtil, tecnologia da informação, farmacêutico, elétrico, comunicação visual, alimentício, moveleiro e de consultorias em inovação tecnológica e gestão empreendedora.

Nos encontros são geradas pautas em comum acordo com os membros do conselho, que debatem, planejam ações de interesse para o ambiente de negócios fluminense e acompanham sua execução. Alinhados às iniciativas do Sistema FIRJAN, os membros do Conselho potencializam o impacto de suas ações, que vão desde o encaminhamento de pleitos para o poder legislativo até a realização de eventos e campanhas que estimulam a melhoria do ambiente socioeconômico em todo o estado do Rio.

 

CONSELHEIRO (SIMPERJ)

Claudio Patrick Vollers 
Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do RJ – SIMPERJ

 

Atuação

A atuação do Conselho está voltada para questões do mundo empresarial. Considerando a relevância de assuntos ligados a empreendedorismo, inovação tecnológica e questões tributárias, ele também tem promovido discussões em torno desses temas, contando para isso com a integração das demais áreas do Sistema FIRJAN, de forma a agregar conhecimento técnico e fortalecer a rede de informações e serviços. São exemplos disso:

Inovação Tecnológica

O Conselho estimula a inovação de forma especializada, com o apoio da respectiva assessoria técnica da FIRJAN, sem falar nas soluções dos Centros de Tecnologia do SENAI.

Eventos de Empreendedorismo

A partir da integração entre o Conselho de Jovens Empresários e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), são realizados eventos de empreendedorismo e ações diversas, unindo em um mesmo ambiente o empresário já colocado no mercado e jovens estudantes que desejam mpreender. Os Seminários de Empreendedorismo são realizados anualmente na sede do Sistema FIRJAN e costumam contar com a participação de aproximadamente 600 jovens empresários e estudantes. Eles conhecem tendências, são atualizados e debatem sobre o empreendedorismo e o ambiente de negócios no Brasil e no mundo. Leia mais sobre os Seminários de Empreendedorismo realizados pelo IEL.

Campanhas

O Conselho também atua por meio de campanhas. A “Dieta do Impostão”, por exemplo, foi lançada em agosto de 2010 com o objetivo de conscientizar a população a respeito da alta carga tributária a que o empresário brasileiro é exposto e seu impacto nos custos finais dos produtos. O impacto da tributação sobre a economia do país, bem como a falta de transparência e o baixo retorno nos serviços prestados, foram as questões que receberam maior atenção.

Associe-se