Abril Azul

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Abril Azul foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de conscientizar a população sobre o autismo, assim como dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA.

O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico de um profissional seja dado apenas entre os 4 e 5 anos de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.

Algumas caracteristícas como: dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos podem identificar a presença do TEA.

O autismo funciona em níveis, ou seja, ele pode se manifestar de forma leve até uma forma mais severa. Esse diagnóstico detalhado será dado por um profissional da saude.

Infelizmente o preconceito com pessoas autistas ainda é muito presente na sociedade por conta da falta de informações sobre o transtorno. O Abril Azul surgiu em 2007 e busca trazer mais conhecimento sobre o assunto. além de auxiliar pais, educadores e responsáveis a reconhecerem os sinais que possam representar o autismo.