SIMPERJ em defesa dos plásticos de uso único

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

 

O Vereador da cidade do Rio de Janeiro, Thiago K. Ribeiro, propôs no ano passado um PL que proibia os canudos plásticos na cidade. Apesar dos esforços do SIMPERJ, Braskem e SINDIRIO (Sindicato de Bares e Restaurantes), o PL atropelou todos os argumentos e foi aprovado.

Em Junho desse ano, o mesmo vereador apresentou um novo PL, o de nº 1395/2019. Desta vez propondo eliminar a comercialização de produtos plásticos de uso único:

  • Hastes plásticas flexíveis descartáveis com pontas cobertas de algodão (cotonete);
  • Talheres Plásticos;
  • Copos e pratos;
  • Mexedores plásticos;
  • Hastes plásticas para balões;
  • Sacos e sacolas.

Há 1 mês reunimos um grupo de distribuidores de descartáveis. Começamos com os 10 maiores do Rio de Janeiro e hoje já são pelo menos 30. Contamos também com a participação do nosso diretor, Rafael Sette, que contribui, além do seu conhecimento, com o Projeto Sementes do Plástico.

A proposta é reunir toda a cadeia: a Braskem, a Abiplast e a Plastivida, o Simperj, os distribuidores de descartáveis (representado pela ADERJ), o SINDRIO e os depósitos de produtos recicláveis e cooperativa de catadores (representados pela ARERJ).

No dia 1º de Agosto de 2019 tivemos a segunda reunião deste grupo: a REDE RIO PRO-PLÁSTICO. O encontro aconteceu na ACEGRI – Associação do Ceasa de Irajá. Contamos ontem com a presença do Deputado Estadual Val do Ceasa e do Sr. Fabiano, gerente de coleta seletiva da COMLURB.

Avançamos na discussão de uma proposta conjunta para o completar o ciclo da reciclagem do Plástico. Manteremos todos informados.

Gladstone Santos Junior,
Presidente do Simperj.

Associe-se