O Plástico não é o vilão do meio ambiente

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O plástico no meio ambiente é um assunto que tem sido muito debatido atualmente. Mas tente imaginar um mundo sem plásticos. Neste mundo não existiriam cartões de crédito e débito, brinquedos, garrafas PETS, e outros objetos fabricados com o plástico. Provavelmente os produtos comercializados seriam mais caros, já que o plástico é mais barato que o papel, por exemplo.

Agora tente ficar um dia inteiro sem utilizar qualquer objeto que seja feito de plástico ou que tenha plástico. Mas lembre-se que o computador que você usa para trabalhar tem o plástico na fabricação do teclado e mouse e aquele saco de lixo que você coloca as coisas que não irá usar é feito de plástico, que partes do seu carro são compostas por plástico, que a sua escova de dentes é feita de plástico também. Difícil né? Desta forma, o plástico se torna essencial e muito presente na vida de todos.

Quando se fala sobre os agentes geradores de impactos ambientais, o plástico é atribuído como o vilão do meio ambiente. Mas é errado acreditar que o ele é o grande vilão. Já que todo material plástico é potencialmente reciclável e reutilizável, e deve ser tratado como matéria-prima, nunca como lixo.

Os plásticos apresentam muitas vantagens se comparados a outros materiais. Eles são mais leves, ao contrário dos vidros e metais, permitindo o transporte de carga com menos consumo de combustível e, portanto, menos impacto ambiental. São resistentes, o que não acontece com a maior parte dos papéis e vidros. Não se decompõem na prateleira, quando guardados em ambientes pouco agressivos, como latas e papéis. Além dos processos que produzem os plásticos em geral requerem relativamente pouca energia e são pouco poluentes, ao contrário das indústrias de latas, vidros, cerâmicas e papel.

Em outras palavras, a produção e o uso de plásticos são ambientalmente benéficos, pois o saldo ambiental é positivo, ao contrário do que o senso comum parece acreditar.

O plástico é fundamental nas atividades cotidianas. Ele é relevante para a economia do país e, sim, o plástico pode ser amigo do meio ambiente e sustentável. Mas isso apenas é possível se cada consumidor, empresas e demais entidades públicas e privadas assumam sua parcela de responsabilidade na preservação do meio ambiente.

A coleta seletiva e a reciclagem têm um papel fundamental nesse processo, uma vez que a partir da separação do lixo é possível transformar um material já utilizado em matéria-prima, a fim de que se forme um novo produto com as mesmas características. A conscientização e a reeducação da sociedade em relação ao descarte correto do plástico tem um papel fundamental nesse processo.

Fonte: https://www.larplasticos.com.br/ultimas-noticias/o-plastico-nao-e-o-vilao-do-meio-ambiente/