Escola na Índia recebe mensalidade em plástico em vez de dinheiro

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Muitas vezes, soluções criativas e inovadoras para o descarte correto do plástico não dependem nem de tecnologia.

Veja o exemplo da escola Akshar Forum, na Índia. Para pagar os estudos, toda semana os estudantes levam pelo menos 25 itens de plástico de uso único à escola.

Escola na Índia em que as crianças pagam 'mensalidade' com plástico. Foto: Reprodução/BBC

“Decidimos coletar plástico de nossos alunos porque tínhamos um problema. Ouvimos relatos deles de que queimavam plástico quase todos os dias nos meses de inverno. Os estudantes faziam isso para se aquecer. Então, tornamos [a coleta] obrigatória”, diz Parmita Sharma, cofundadora da Akshar Forum.

A escola é mantida por uma fundação que vive de doações. Dentro dela, há um sistema no qual os alunos mais velhos são pagos para ensinar os mais novos, e seu salário aumenta a cada avanço acadêmico.

Este sistema, assim como o pagamento em plástico, fortalece o senso de comunidade e dever das crianças e adolescentes e também de suas famílias.

“Os alunos também estão ficando mais conscientes – agora eles sabem que o plástico é ruim para a saúde; queimar plástico é ruim. Eles estão conversando com seus pais sobre os efeitos nocivos, conscientizando-os”, acrescenta Parmita.

Hoje, a escola tem mais de 100 estudantes. A missão deles é proporcionar desde a escolarização até o emprego a crianças desprivilegiadas da região.

Fonte: G1 (clique para ler a matéria original)

Associe-se