Retrospectiva SIMPERJ 2020: um ano de adaptações e superação

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

2020 foi um ano ocupado para o SIMPERJ! Trabalhamos em diversas frentes em prol da indústria e, principalmente, de nossos associados. A gestão que assumiu em 2019 reforçou e demonstrou na prática seu compromisso com a indústria do plástico fluminense.

Em 2021, o trabalho duro continua. Será um ano de transformações e adaptações para um sindicato ainda mais moderno e eficiente.

Acompanhe alguns dos destaques da atuação do SIMPERJ este ano!

1. Criação de novas versões de EPIs para profissionais da saúde juntamente com universidades.

Desde o início da pandemia, as indústrias associadas ao SIMPERJ vêm atuando na produção de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para quem está na linha de frente do combate ao Coronavírus.

Veja também:

2. Doação de álcool em gel e insumos para o combate e prevenção à Covid-19.

Assim como a produção de EPIs, o SIMPERJ também esteve envolvido em campanhas de doação de álcool em gel e insumos para que a população pudesse se proteger contra a doença. Contamos com parceiros como a Firjan e a empresa Raízes.

Veja também:

3. Criação de catálogo de fornecedores fluminenses para o segmento de Delivery, em parceria com o SEBRAE.

Com a pandemia, o consumo de objetos de plástico na alimentação teve um aumento, devido ao caráter descartável e acessível dos mesmos. Para auxiliar na centralização das empresas e dos fornecedores de itens de plástico para Delivery, criamos um catálogo digital para ser distribuído a possíveis clientes.

4. Apoio ao Rio Park Recicla, o primeiro polo de reciclagem na cidade do Rio de Janeiro.

O Rio Park Recicla é pioneiro no Rio e em todo o Brasil. Como parte da missão do SIMPERJ em incentivar a cadeia produtiva da reciclagem no estado do Rio, demos nosso apoio e estivemos presentes na inauguração, para acompanhar de perto os primeiros passos desta iniciativa importante para a economia circular.

Veja também:

5. Participação no Dia Mundial da Limpeza.

O Dia Mundial da Limpeza acontece todo ano e é uma grande campanha global para incentivar o engajamento na limpeza de praias. Não poderíamos deixar de estar junto e acompanhar as movimentações para este ano! O presidente do SIMPERJ, Gladstone Santos Júnior, realizou uma live em parceria com a Onde Moro Jacarepaguá sobre resíduos plásticos, a indústria de transformação e economia circular nas vésperas da campanha.

Veja também:

6. Presença em diversas lives sobre a indústria do plástico e economia circular.

Falando em lives, elas foram uma das protagonistas deste período de pandemia em 2020. Com a oportunidade de alcançar e engajar espectadores à distância, o SIMPERJ aproveitou para fazer parte e promover diversos eventos online que debateram questões muito pertinentes sobre a indústria do plástico e a economia circular.

Veja também:

7. Parceria com PICPlast, Abiplast e Braskem para fortalecer as indústrias fluminenses.

O SIMPERJ não caminhou sozinho em 2020 em prol das industrias de plástico do estado. Tivemos o apoio e a parceria de instituições fortes e comprometidas com a mesma causa que o nosso sindicato, trabalhando em conjunto para que fosse possível manter o polo industrial fluminense forte e operante.

8. Abertura de novo projeto de encadeamento produtivo junto ao PICPlast e SEBRAE.

O programa Encadeamento Produtivo é fruto de uma colaboração entre Abiplast, Braskem e Sebrae, que se juntaram para oferecer auxílio e facilidades para aprimorar a gestão de empresas do setor plástico. O objetivo é melhorar a gestão empresarial, produtividade e sustentabilidade na indústria, com foco na competitividade das empresas.

9. Aprovação de um novo estatuto para fortalecer e unir as indústrias do setor de plástico (insumo, transformação e reciclagem) nos novos tempos.

Para fechar o ano, trabalhamos na modernização do estatuto do SIMPERJ, considerando as mudanças ocorridas no setor de plástico e na indústria em geral nos últimos anos. O novo estatuto foi criado com auxílio de diretores e associados do sindicato, para retratar as reais demandas que nos comprometemos a atender. É uma nova era para o SIMPERJ!