Guerra na Ucrânia provoca escassez de plástico na América Latina

Desculpe-nos, mas este texto está apenas disponível em Inglês Americano. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Polyolefins Consulting calcula que a região absorveu 40% das exportações de PE dos EUA em 2020

Os impactos da Guerra entre Ucrânia e Rússia começam a ter consequências do outro lado do mundo. Por conta das sanções econômicas impostas à Rússia, há uma insuficiente disponibilidade de petróleo e gás natural, o que vem provocando uma escassez de oferta interna de polietileno (PE) e polipropileno (PP) na América Latina (México incluso). Não há notícia de projetos de expansão na capacidade dos dois termoplásticos, atesta nova e meticulosa varredura da empresa Polyolefins Consulting.

Na retrato atual realizado pela consultoria presidida por Jorge Bühler-Vidal, a capacidade instalada latino-americana de PEBD/EVA totaliza 1.707 milhão de t/a; 2.676 milhões de PEBDL/PEAD; 2.024 milhões de PEAD e 3.554 milhões de t/a de PP.

Atualmente o Brasil tem capacidade de Produção de 1.860 milhão de t/a de PP; 781.000 de PEBD/EVA; 1.611 de PEBDL/PEAD e 792.000 de PEBD pelas mãos da Braskem.

Pelas projeções de Vidal, cerca de 40% das exportações norte-americanas de PE rumaram para a América Latina em 2020. O Brasil respondeu pela parcela de 6% desses desembarques e mobilizou com o México as exportações de etano dos EUA no mesmo período.

Fonte:

https://plasticosemrevista.com.br/capacidade-insuficiente-de-pp-e-pe-na-america-latina/