Projeto realiza mutirão de limpeza na Praia de Copacabana

Rio – O projeto Recicla Orla realizou, neste sábado (27), um mutirão de limpeza na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio. O evento começou por volta das 9h30, próximo ao quiosque Arrastapé, no Posto 3. A ação gratuita em parceria com o Movimento Plástico Transforma tem o objetivo de reciclar os resíduos descartados incorretamente nas areias das praias cariocas.
O evento também tem a função de conscientizar a população para que a orla seja mantida limpa. Para isso, houve uma palestra educativa voltada para a conscientização ambiental. Uniformizados, os voluntários recolheram o lixo na Praia de Copacabana e separaram o material em pontos de coleta.
“Foi lindo o mutirão de limpeza que fizemos hoje na Praia de Copacabana. Dezenas de voluntários e crianças de uma escola, do Maracanã, participaram da ação que visava mostrar para todos a importância de preservar o meio ambiente. Há quatro anos, o Recicla Orla, projeto de sustentabilidade criado pela Orla Rio em parceria com a Polen, foca na educação, gestão e conscientização para o descarte correto de resíduos. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas enxergar a quantidade de gente que alcançamos em eventos como o de hoje é muito gratificante”, comentou a bióloga Nathalia Barreto, gerente de ESG da Orla Rio, ao DIA.
O material é retirado da areia e separado em grupos por meio de uma triagem. Em seguida, ele é levado para o galpão do Recicla Orla, que faz uma preparação do produto e o vende para uma indústria responsável por reintegrar o reciclado à cadeia produtiva.
De acordo com a bióloga da Orla Rio responsável pelo projeto, Nathalia Barreto, além de um motivo para manter as praias limpas, o mutirão também representa um movimento de educação ambiental.
“Na economia circular o foco é conscientizar sobre o consumo responsável, o descarte correto, a utilização do resíduo reciclável como matéria-prima por meio da reciclagem. Dentro deste modelo, o plástico é visto como uma solução por ser versátil e possibilitar a transformação em novos produtos, além de ser mais durável, o que viabiliza ainda mais o reaproveitamento e reciclagem sob todos os aspectos”, comentou Mariana Cardoso, representante do Comitê Técnico do Movimento Plástico Transforma.
O projeto de sustentabilidade Recicla Orla, criado há quatro anos, é organizado pela concessionária Orla Rio em parceria com a startup Polen. Ele é focado em instalar, gerenciar e operar pontos de coleta seletiva voluntária em toda a orla carioca. Neste sábado, em parceria com o Movimento Plástico Transforma, foi realizada a segunda edição do mutirão de limpeza. Na primeira edição, cerca de 60 voluntários recolheram 80 quilos de resíduos recicláveis na Praia do Leme.
Com pontos em todos os quiosques da Zona Sul do Rio, o Recicla Orla já reciclou mais  de 2.700 toneladas de materiais, sendo 317 de plásticos, 994 de papéis e 859 de vidros.
Fonte: https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2023/05/6641321-projeto-realiza-mutirao-de-limpeza-na-praia-de-copacabana.html