Próteses feitas de plástico melhoram a qualidade de vida de portadores de deficiência física

 O corpo humano é uma máquina surpreendente e sábia, mas extremamente frágil. Está sujeito a falhas e pode até mesmo quebrar de maneira permanente, resultando em deficiências de diversos graus.

Para ajudar as pessoas que sofreram a perda de algum membro foram inventadas as  próteses bioeletrônicas, que existem há alguns anos. Essas próteses contam com sensores colocados no membro amputado, que transformam contrações musculares em comandos com vários modos de agarre.

Porém a Arm Hero, traz uma grande inovação no método de fabricação, com 416 peças impressas em 3D que compõem o braço e a mão sintetizadas a laser a partir de nylon 12 (um tipo de plástico), que é tão leve quanto forte.

Com o peso de 346 g para o maior modelo, o Arm Hero tem a mão biônica mais leve do mundo. O braço completo, incluindo a bateria integrada, pesa menos de 1 kg, o que é 30-40% menos que uma prótese mecânica. Apesar de seu peso leve, pode levantar até 8 kg. Essa prótese leve pode ser usada a partir dos 8 anos por crianças que têm dificuldade em carregar uma prótese pesada.

Outra vantagem do modelo é que a digitalização e impressão 3D possibilitam a fabricação de mãos biônicas totalmente personalizadas: ajustáveis e respiráveis, são fáceis de colocar e tirar. Cada Arm Hero é construído sob medida para o usuário e pode ser personalizado com capas de prótese intercambiáveis, inspiradas nos personagens da Disney, Marvel ou Pixar, que as crianças podem usar com orgulho! Não é coincidência que o lema da empresa inglesa seja “Transformar deficiências em superpoderes”.

Impresso em 3D e acessível

Um dispositivo médico de alta tecnologia, tanto estético quanto divertido, o Arm Hero permanece muito acessível graças, mais uma vez, às tecnologias de digitalização e impressão 3D, que reduzem consideravelmente o preço desses dispositivos geralmente muito caros. Impressa e montada em cerca de 40 horas, a mão biônica da empresa inglesa é comercializada a um preço três vezes menor do que o de seus concorrentes.

Além disso, é a única prótese de membro superior biônico impressa em 3D certificada medicamente na Europa e nos Estados Unidos.

Fonte: https://www.plasticoamigo.com.br/proteses-feitas-de-plastico-melhoram-a-qualidade-de-vida-de-portadores-de-deficiencia-fisica/